quarta-feira, 13 de julho de 2011

Qualidade em produção de leite.

  Olá!

   O volume de leite produzido no Brasil vem aumentando cada vez mais, isso graças a um conjunto de fatores que garantem uma alta produção, são fatores como: alta qualidade de nutrição, genética de ponta,  manejo, facilidade de comercialização, etc. 
 Porem, parece que o produtor se esquece de um fator muito importante, a "qualidade" deste produto. Principalmente porque o leite é um produto consumido diariamente, e não tenho duvidas que é o alimento mais importante em nossas mesas, pois é um alimento riquíssimo  contendo proteínas, minerais vitaminas, entre outros. 
           Alem é claro, pelo fato de o Brasil ter se tornado um país exportador de    
               leite e por isso precisamos apresentar um produto de qualidade       
              para que nos mantenhamos competitivos internacionalmente.           
        Devida a esses fatores, surgiu a necessidade de se criar um padrão para ser seguido na qualidade do controle de qualidade do leite. A IN 51 (instrução normativa 51) tem essa finalidade. A IN 51 estabelece critérios de higiene, manejo sanitário, armazenamento e transporte do leite.
       Quando entrou em vigor, a IN 51/2002 o limite máximo permitido era de 1.000.000 de ufc/ml (CBT) e 1.000.000 de cel/ml (CCS). A partir de julho de 2008 os critérios foram reduzidos para 750.000 cel/ml (CCS)como 750 ufc/ml(CBT). E finalmente, agora  em julho de 2011 haveria uma redução para 100.000 ufc/ml(CBT) e 400.000 cel/ml (CCS).
     É incrível que essa redução tenha sido prorrogada devido à maioria dos produtores não estarem enquadrados nos parâmetros de qualidade.
    Incrível nao é mesmo, pois não é nada complicado conseguirmos qualidade na produção de leite, basta que o produtor siga técnicas de manejo como realização de pré e pós dipping, uso de toalhas descartáveis ao invés de panos, testes de mastite uma vez por semana, e o descarte dos primeiros três jatos de leite, alem é claro dos cuidados com higienização de equipamentos de ordenha e instalações.     
 

                                                                 Obrigado pela Leitura!

4 comentários:

  1. nossa...bem interessante mesmo...eu sou leigo nesse assunto de leite...ehhehehe...mais já deu pra ter uma noção dos controles de qualidade empregados...

    parabens pelo artigo...

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Nessa altura do campeonato, já era pra estar todo mundo seguindo as boas práticas e fazendo um controle de qualidade rigoroso. Obrigado pelas informações!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, porem, talvez outro obstaculo da pecuária brasileira seria também cobrarmos um pouco mais de seriedade de agroindústrias, pois o conhecimento e as boas praticas devem der levadas aos produtores através da assistência técnica e de palestras.

    ResponderExcluir