sexta-feira, 29 de julho de 2011

O SISTEMA SILVIPASTORIL

  

 Para tornarmos a pecuária brasileira competitiva, precisamos aumentar a produtividade de nossos animais, temos muitos obstáculos para vencermos, tanto na alimentação onde 80% das pastagens encontram-se degradas ou em estagio de degradação, como também a nutrição dos bovinos que se encontra aquém do que poderia ser explorada, cuidados com a reprodução onde há muito pouco cuidado na escolha de reprodutores para que ocorra uma boa seleção genética, temos problemas com parasitas externos e internos devido ao nosso clima, enfim, uma variedade de problemas que podem gerar perdas na produção animal a curto ou longo prazo. Um dos principais problemas enfrentado por pecuaristas são as horas quentes do dia, onde os animais deixam de se alimentar para procurar áreas frescas e sombreadas, a conseqüência do baixo consumo de forragens é sentida no bolso.
  É tentando evitar esse problema que os produtores brasileiros vem adotando um sistema que integra cultivo de arvores, forragens e animais,todos interagindo em uma mesma área, o sistema silvipastoril.
  Esse sistema contribui principalmente na pecuária leiteira, pois oferece conforto aos animais que não suportam temperaturas elevadas, principalmente os de origem européia. Porem podemos observar também um bom desempenho na produção vegetal, desde que a forragem apresente boa resistência ao sombreamento. O solo também pode ser beneficiado nesse sistema, pois algumas espécies como as leguminosas influenciam na quantidade de nitrogênio no solo, alem de atuar no controle de erosão.
  Um fator importante no planejamento do projeto seria a escolha da área e das espécies, tanto as arbóreas quanto as forragens. E necessário também calcular o espaçamento e a disposição das linhas para que não haja sombra o dia todo. Um fator importante para o sucesso do sistema é realizar analises de solos para o cultivo das forragens e adição de fertilizantes nas covas das mudas arbóreas.
 Ficará a critério do produtor a escolha das espécies, da área e do tamanho dos piquetes, mas sempre devemos lembrar que qualquer planejamento agrícola ou pecuário deve ser realizado por técnicos da área, para que não ocorram falhas no investimento e o capital aplicado tenha retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário